Campanha 'Não se deixe embalar. Pare para descansar'

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Brisa lançam a campanha ‘Não se deixe embalar. Pare para descansar’.

20 ago 2021
  • Segurança
  • Mobilidade
  • Família

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Brisa lançam a campanha ‘Não se deixe embalar. Pare para descansar’.
Até o fim do mês de agosto, a campanha tem como objetivo alertar os/as condutores/as para os riscos da fadiga na condução e sensibilizar para outros comportamentos de risco na estrada, como a velocidade.


Numa época em que muitos viajam até aos seus destinos de férias, aqui ficam algumas recomendações enquadradas nesta campanha:

  • Previna os riscos - Certifique-se, com antecedência, que o seu veículo se encontra em perfeitas condições mecânicas. Verifique se tem consigo toda a documentação necessária. 
     
  • Utilize sempre o cinto de segurança - Verifique se todos os passageiros utilizam o cinto de segurança, mesmo nos bancos traseiros. Tenha presente que num acidente a 50 km/hora, acidente a 50 km/hora, o impacto é equivalente à queda de um terceiro andar. 
     
  • Não exceda os limites de velocidade - Quanto mais elevada for a velocidade, maior a probabilidade de perder o controlo do veículo. A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais. 
     
  • Mantenha a distância de Segurança - Para evitar uma colisão com o veículo que segue à sua frente, deve respeitar a distância de segurança, ou seja, a distância necessária para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade desse veículo. Só assim conseguirá antecipar o perigo e parar o seu veículo, se for necessário.
     
  • Não se distraia - A atenção deve ser focada na condução. Evite distrações que desviem o olhar e não utilize o telemóvel, mesmo com o kit mãos livres. O mais eficaz é mesmo colocar o telemóvel no silêncio ou em modo de voo. Se precisar de o utilizar, pare em local seguro, designadamente numa área de serviço. Evite todas as outras distrações digitais.
     
  • Não consuma álcool ou drogas - O álcool e as drogas têm consequências muito graves na condução. Afetam, progressivamente, as capacidades sensoriais, percetivas, cognitivas e motoras, incluindo o controlo muscular e o equilíbrio do corpo. A conduzir, lembre-se: Zero álcool e Zero drogas”. 
     
  • Descanse de 2 em 2 horas - Reconhecer sinais de cansaço como bocejos, pálpebras pesadas ou dificuldade de concentração, convida a parar de imediato em local seguro”. Não se deixe embalar, pare para descansar. 
     



    A campanha sensibiliza também para outros comportamentos de risco na estrada, como a velocidade, campanha que está atualmente a decorrer no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização e que envolve a ANSR, a GNR e a PSP, sob o lema “Viajar sem pressa”.
    No final, os/as condutores/as vão ser convidados a assinar um compromisso, tornando-se parceiros da causa que pretende envolver toda a sociedade no objetivo de atingir zero mortes na estrada.

    Contamos consigo para atingir as Zero Mortes na estrada.