Ser um município saudável pressupõe estar continuamente atento ao seu próprio contexto, ser capaz de desenvolver conhecimento científico, estar atento às boas práticas globais de maneira a aprender com os melhores exemplos e concretizar todas as ações possíveis de modo a elevar a saúde e qualidade de vida dos seus habitantes.
Alinhada com a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas, a estratégia concertada de governação local para a Saúde tem subjacente um conjunto de compromissos, intrinsecamente ligados com a visão da OMS e assentes em seis pilares: Pessoas, Lugar, Participação, Prosperidade, Paz e Planeta. Para cada um dos Pilares celebraram-se vários compromissos.
Todos os anos, no dia 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sensibiliza a população para a importância da prevenção e da adoção de estilos de vida saudáveis, através da comemoração do Dia Mundial da Saúde.
´Nosso Planeta, Nossa Saúde` é este ano o tema indicado pela OMS, para assinalar as Comemorações do Dia Mundial da Saúde.
O Município está ciente do contributo do poder local para a promoção da saúde das populações e da sua capacidade para a gestão das necessidades e dos recursos dos territórios, para o trabalho em parceria e para o envolvimento e participação da comunidade e das instituições, desenvolvendo a sua visão estratégia nesta área baseada em princípios essenciais de equidade, de sustentabilidade, de cooperação intersectorial e de solidariedade.