Plano Municipal de Habitação de Oeiras 20/30
Providenciar o acesso a uma habitação digna e a incentivos à promoção do mercado de arrendamento privado.
2021-04-05
Habitar significa viver. Significa que a vida das pessoas depende e muito da sua habitação, mas igualmente de todo o espaço que ocupam e de que usufruem. Porque a nossa vida não pode estar limitada por quatro paredes. A nossa vida é o mar que admiramos, é o ar que respiramos, são os amigos que fazemos, os caminhos que percorremos. Por isso, Oeiras é a nossa casa.
A habitação é uma aposta que o Concelho de Oeiras tem vindo a fazer há mais de 30 anos. É por esta razão que a Câmara Municipal de Oeiras elaborou o Plano Municipal de Habitação de Oeiras 20/30, um plano integrado de habitação que reflete a 3ª geração de políticas habitacionais do Município.
Este Plano é constituído por seis grandes eixos cujas medidas se destinam, não só a continuar a providenciar o acesso a uma habitação digna para os grupos populacionais social e economicamente mais vulneráveis, mas também a incentivos à promoção do mercado de arrendamento privado, passando pela construção de novas habitações e pela reabilitação dos bairros municipais construídos nas gerações anteriores de políticas habitacionais.
Serão investidos cerca de 150 milhões de euros nos próximos dez anos na construção e reabilitação de habitação municipal e na valorização da qualidade habitacional do concelho. E o objetivo é apenas um: Criar condições para que Oeiras seja um espaço de harmonia e de excelência, como nenhum outro em Portugal.
Serão investidos 103 milhões de euros nos próximos 6 anos na construção de novos programas de habitação que contabilizarão, aproximadamente, 500 habitações.
A par da construção de novas habitações, está em curso o Plano de Requalificação dos Bairros Municipais que prevê a recuperação de todos os edifícios e habitações que constituem o resultado da 1ª e 2ª geração de políticas de habitação. Trata-se de um conjunto de 495 edifícios, distribuídos por 19 bairros municipais e que congregam cerca de 3.500 habitações e 10.070 residentes.
No total, serão construídas e reabilitadas mais de 4.000 habitações municipais.
Consultar o documento aqui.