Oeiras foi nomeada Capital Europeia da Cultura Gastronómica para o próximo ano. Esta nomeação marca um novo salto na aposta do Turismo em Oeiras que se alia, da mesma forma, à candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027, da qual faz parte a Gastronomia enquanto ativo cultural educativo.
Oeiras Capital Europeia da Cultura Gastronómica pretende consolidar o concelho como um centro gastronómico permanente a nível internacional e, além de outras ações, vai incluir a realização de vários eventos, dentro da estratégia de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e da Agenda Europeia “From Farm to Fork”.
O compromisso entre o Município de Oeiras e a Comunidade Europeia da Cultura Gastronómica foi firmado em protocolo esta sexta-feira pelo presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, e pelo co-presidente da Comunidade Europeia José Bento dos Santos.
'Estou muito entusiasmado com o acolhimento desta iniciativa, sobretudo porque procura ir mais além do que vulgarmente consideramos gastronomia e toca ao tema da alimentação. Se esta iniciativa puder contribuir para que os produtos portugueses sejam melhor conhecidos, os portugueses possam usufruir da sua qualidade e ainda conseguirmos educar as pessoas do ponto de vista alimentar, então terá valido a pena', afirmou Isaltino Morais.
Também José Bento dos Santos, co-presidente fundador da Comunidade Europeia de Cultura Gastronómica, disse estar 'extremamente feliz' com a parceria com o Município e sublinhou a importância de incutir às novas gerações “a educação do gosto”.
Do conjunto das diversas propostas concretas de ação presentes no protocolo, destaca-se a ideia de criar um “Observatório Europeu de Gastronomia” e que esse Observatório deve funcionar como um agregador de conhecimento que proceda, de forma metódica e sistemática, à identificação, inventariação, transmissão e difusão dos hábitos alimentares e da riqueza cultural da gastronomia europeia.
Assista ao filme abaixo