O projeto Orquestra Geração está presente nas escolas de Oeiras há mais de 10 anos, e obteve um importante reforço para a sua continuidade com a aprovação da candidatura do Município de Oeiras ao programa ‘Cultura Para Todos’, do Portugal 2020, para "promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação”. Nesse âmbito, foi atribuído ao projeto um total de €438.042,51, montante comparticipado pelo Fundo Social Europeu (FSE) em 50% (€219.021,26).
A EB Amélia Vieira Luís e a EB Sophia de Mello Breyner, do Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela, foram os pontos de partida do projeto Orquestra Geração. O interesse que a iniciativa despertou, levou a que o projeto fosse alargado à EB João Gonçalves Zarco e à EB Professor Noronha Feio, onde foram criadas duas novas orquestras escolares, abrangendo atualmente cerca de 175 crianças/alunos.
Na EB João Gonçalves Zarco, do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, foi criada uma Orquestra Sinfónica, para intervir junto dos alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico. Na EB Professor Noronha Feio, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas, foi criada uma Orquestra de Jazz dirigida ao 2º e 3º ciclos do ensino básico. A criação destas duas novas orquestras escolares decorre da aceitação que o projeto tem tido por parte da comunidade escolar.