SIMAS de Oeiras e Amadora avançam com substituição total das redes de fibrocimento

Os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento (SIMAS) de Oeiras e Amadora apresentaram o seu Plano Estratégico para a Remodelação de Redes de Água no Concelho de Oeiras para os anos de 2021 a 2025.

20 mai 2021
  • Habitação
  • entidades participadas
  • freguesias
torneira


Investimento de 13,7 milhões de euros

Os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento (SIMAS) de Oeiras e Amadora apresentaram o seu Plano Estratégico para a Remodelação de Redes de Água no Concelho de Oeiras para os anos de 2021 a 2025.

Com um orçamento de 13,7 milhões de euros distribuídos anualmente até 2025, os SIMAS pretendem garantir que a rede de abastecimento de água sirva os clientes a um nível de excelência na qualidade de serviço, sem interrupções no fornecimento de água em quantidade e qualidade.
Este Plano Estratégico prevê a total substituição das redes de fibrocimento (11,6 milhões de euros), das redes com mais de 40 anos (570 mil euros) e ainda obras identificadas como essenciais ao sistema de abastecimento de água de Oeiras (2 milhões de euros), tais como a remodelação das câmaras de manobras dos reservatórios de Carnaxide e da Figueirinha, bem como a construção do novo reservatório do Alto de Santa Catarina.

É ainda identificada a necessidade de projetar a construção de um novo reservatório para o Alto dos Agudinhos, de modo a conferir ao sistema de abastecimento de água de Oeiras uma reserva para fornecimento de água de cerca de 48 horas.
Recorde-se que a rede de abastecimento de água no concelho de Oeiras tem uma
extensão de 675 quilómetros, garantindo, com elevados níveis de comodidade e qualidade, o abastecimento a uma população de 172 mil habitantes.
Os SIMAS vão ainda implementar um Plano Estratégico de Substituição de Contadores Domésticos por antiguidade e que não confiram credibilidade suficiente à medição dos consumos reais dos clientes.

Com um horizonte temporal de quatro anos (até 2024), este plano prevê a substituição de 120 mil contadores, num investimento total superior a 4 milhões de euros.
Os novos contadores permitem que no futuro as leituras possam ser efetuadas à distância, aumentando o seu rigor e a satisfação dos munícipes, ao mesmo tempo que
garantem uma análise de perdas de água mais criteriosa.

Compete aos SIMAS a colocação, manutenção e substituição dos contadores, de forma a garantir que os equipamentos instalados funcionam em boas condições e que as contagens se mantêm fiáveis.