Mochila Leve
O Projeto Mochila Leve (PML) é uma iniciativa do Município de Oeiras.
A adesão ao Projeto é voluntária e tem como objetivos:
– CRIAR uma rede concelhia de docentes, pertencentes a diferentes níveis de ensino e agrupamentos de escolas, que reúne periodicamente para planificar e partilhar experiências pedagógicas;
– GERAR uma comunidade de reflexão sobre a adoção obrigatória de manuais escolares, no 1.º CEB, e a importância da utilização de recursos didáticos diversificados que promovam o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, ao longo de todos os ciclos de ensino;
– CRIAR condições para o desenvolvimento profissional dos docentes assente no trabalho colaborativo e na utilização de recursos didáticos diversificados, em substituição dos manuais escolares que deixam de ser o recurso principal para a aprendizagem em sala de aula.
Evolução e abrangência do Projeto
Ao longo dos últimos quatro anos letivos, verificou-se um aumento significativo no número de estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e professores envolvidos no PML.
Após a conclusão do primeiro ano de implementação do projeto, no ano letivo 2019/2020, foi dada a possibilidade de o mesmo ser alargado como projeto-piloto a turmas do 5.º ano de escolaridade (2.º CEB), a turmas do 7.º ano de escolaridade (3.º CEB) e ao ensino secundário (cursos cientifico-humanísticos e cursos profissionais), daí resultou o aumento significativo de 2019/2020 para 2020/2021.
A monitorização do Projeto Mochila Leve foi realizada no primeiro ano de implementação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e no segundo ano pela Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Universidade Nova de Lisboa).
Parcerias estabelecidas
Desde o início do Projeto, no ano letivo 2018/2019, que se verifica um aumento do número de parcerias estabelecidas no âmbito da formação contínua dos professores.
Este aumento consubstancia-se na necessidade de dar uma resposta diversificada e de grande qualidade, assente nas necessidades formativas identificadas pelos professores aderentes ao PML.
A grande maioria das parcerias é estabelecida com as Associações de Professores de diferentes áreas disciplinares, no entanto, a componente formativa dinamizada por algumas instituições de ensino superior e do Project Management Institute (PMI), assente nas competências de gestão de projetos, têm-se assumido, também, como ofertas prementes e enquadradas com as necessidades formativas dos docentes.
Consulte o quadro acima com melhor resolução.
Recursos e apoios disponibilizados
O Projeto Mochila Leve (PML) disponibiliza os seguintes apoios e recursos:
– Formação contínua aos docentes, dinamizada e realizada por entidades parceiras de referência;
– Atribuição de um subsídio para a aquisição de material didático e tecnológico para apetrechar as salas de aula das turmas envolvidas;
– Acesso a uma plataforma moodle para reflexão e partilha de recursos e práticas;
– Atribuição de 1 tablet por cada 2 alunos e 1 tablet por professor;
– Reforço do sinal de internet nas escolas que integram o PML;
– Acesso a uma plataforma digital de ensino e serviços conexos.
Ações de formação contínua
Numa lógica de capacitação docente, procurando ir ao encontro das necessidades formativas identificadas pelos professores, é disponibilizada formação gratuita e acreditada a todos os envolvidos no Projeto Mochila Leve.
Esta oferta decorre de parcerias estabelecidas com Instituições de Ensino Superior, Associações de Professores e entidades de referência no panorama da formação contínua de professores. Ao longo dos três anos de implementação do Projeto, têm vindo a aumentar estas parcerias, bem como as ofertas colocadas à disposição da comunidade docente.
Através deste projeto, é disponibilizada uma oferta formativa diversificada e abrangente, são promovidas ações em contexto, cursos assentes numa lógica interdisciplinar e, em algumas circunstâncias, são concebidos planos formativos desenhados à medida dos objetivos inerentes ao projeto.