A ação municipal face ao desenvolvimento de Oeiras

Como elemento ainda prévio ao exercício de sistematização de propostas estratégicas, e para além do diagnóstico económico-territorial acima sinteticamente apresentado, há que proceder ainda a uma outra ordem de diagnóstico: o estado-da-arte das expectativas e das perspetivas estratégicas e de ação potencialmente mais consistentes no panorama dos principais agentes influentes e stakeholders do concelho.


Neste âmbito, referência desde logo ao facto de a Câmara Municipal de Oeiras se ter comprometido, como principal desígnio, à “afirmação do Concelho no contexto da economia do conhecimento, enquanto espaço qualificado”. Desígnio de largo âmbito político-estratégico, princípio-base para as presentes e futuras ações de governação, de planeamento e de regulação – muito nomeadamente, em instrumentos de gestão territorial centrais tais como o futuro Plano Diretor Municipal e ainda, em âmbitos mais globais, no sentido de uma cultura de afirmação, de ação e de decisão de toda a estrutura municipal.


Nos quadros seguintes estruturam-se as expectativas mais recentes colocadas para o território do Concelho de Oeiras, pelos seus dois universos potencialmente mais influentes aos âmbitos económico-territoriais:

 

  • Em primeiro lugar, a própria sociedade Oeirense: procurando assim interpretarem-se os resultados do mais recente e provavelmente melhor sistematizado exercício de alinhamento de prioridades definidas pelos munícipes: o processo da Agenda XXI Local, do qual o caso de Oeiras é exemplar em Portugal.
  • Em segundo lugar, as prioridades de investimento e de governação definidas pelo principal órgão de governo territorial: a Câmara Municipal de Oeiras.

 

De referir ainda nestes âmbitos, que um terceiro universo central de stakeholders aqui se enquadraria – focando-se mesmo, evidentemente, como o principal universo de dinamismo: os agentes económicos.


Não obstante, é justamente no sentido da consolidação de uma estrutura consistente de confiança e de investimento social e económico em Oeiras – tanto privado como público – por sua vez com base numa interpretação integrada e propositiva dos presentes estados-da-arte, suas lacunas e potencialidades, que este trabalho e suas respetivas propostas, se estrutura.

 

Nesse sentido, as perspetivas de ação dos  munícipes e da sua Câmara Municipal são, evidentemente, pilares centrais para a melhor definição das estratégias de consolidação do capital sociopolítico e económico do seu território e da sua sociedade.