Forte de São Julião da Barra

O Forte de São Julião é uma das mais importantes construções militares do país.

Construído em local estratégico que domina a entrada da Barra, o Forte de São Julião da Barra é uma das mais importantes construções militares do país. Embora não seja possível precisar a época em que se iniciaram as obras da Fortaleza de São Julião, as opiniões dividem-se entre os anos de 1553 e 1556, sendo a paternidade da traça atribuída a Miguel de Arruda, um dos mais famosos arquitetos da época.

 

Na sua construção estiveram envolvidos os mais conhecidos militares e engenheiros ao serviço do reino, como Leonardo Turriano ou o Capitão Fratino. Partindo de um núcleo de reduzidas dimensões, esta fortificação foi-se modificando, ampliando e adaptando às novas exigências que foram surgindo ao longo dos anos.

 

Assim como outras fortificações, também São Julião da Barra serviu de prisão militar e política. Foi célebre o caso do General Gomes Freire de Andrade, que esteve detido em São Julião da Barra e foi executado no terreno anexo à fortificação. A 22 de Agosto de 1951 perde a sua função militar para assumir a passagem a novas funções de estado e de receção de eventos políticos.

 

Aqui, além de outros estiveram instalados, em 1951 o General Eisenhower e no ano seguinte o Marechal Montgomery.

 

Hoje em dia é residência oficial do Ministro da Defesa.

São de salientar as esplanadas, as casamatas em abóbada e a cisterna, onde com regularidade ocorrem iniciativas culturais.

 

Contacto

Tel: (+351) 213 038 520

Visitas mediante marcação prévia