Entrega de 5 canteiros sobrelevados no âmbito do Projeto de Inclusão Social das Hortas Urbanas

Foram entregues 5 canteiros sobrelevados para pessoas com mobilidade reduzida, na Quinta Pedagógica de Linda-a-Velha, no âmbito do Projeto de Inclusão Social das Hortas Urbanas

26 nov 2021
  • viver
  • Ambiente
  • Apoio Social
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo

No âmbito do Projeto de Inclusão Social das Hortas Urbanas do Município de Oeiras, no passado dia 24 de novembro, foi celebrado pela Divisão de Gestão Ambiental a entrega de 5 canteiros sobrelevados ao Grupo Desportivo e Recreativo A JOANITA, na Quinta Pedagógica de Linda-a-Velha, para usufruto de pessoas com mobilidade reduzida.

Este projeto, desenvolvido para disponibilizar canteiros hortícolas, foi delineado de acordo com os princípios de mobilidade reduzida, promovendo aos utilizadores o cultivo de hortícolas mais saudáveis e frescas e proporcionando atividades de lazer ou terapêuticas, num espaço adaptado para práticas de agricultura biológica urbana. 

Estes canteiros encontram-se ao nível da cintura, de forma a poder ser trabalhada de pé como por pessoas em cadeiras de rodas. Têm uma largura estreita, para serem facilmente alcançados com os braços e poderem trabalhar a terra lateralmente.
 


 

Por forma a garantir que os utilizadores adquirem competências para prática de agricultura biológica/tradicional e de cidadania nas hortas urbanas, anualmente o município dinamiza ações de formação nas diversas temáticas de agricultura biológica urbana, direcionadas para os hortelões, utilizadores das hortas do Parque Hortícola Municipal.

Contribuir para a inserção e integração de pessoas com mobilidade reduzida num projeto hortícola, promovendo a coesão social através da valorização ambiental, melhorando a qualidade de vida dos utilizadores, e fomentar a sua integração com os outros hortelões da Horta Urbana de Linda-a-Velha, permitindo a troca de ideias e conhecimentos são alguns dos objetivos deste projeto.