Entrega de 5 canteiros sobrelevados no âmbito do Projeto de Inclusão Social das Hortas Urbanas
Foram entregues 5 canteiros sobrelevados para pessoas com mobilidade reduzida, na Quinta Pedagógica de Linda-a-Velha, no âmbito do Projeto de Inclusão Social das Hortas Urbanas
No âmbito do Projeto de Inclusão Social das Hortas Urbanas do Município de Oeiras, no passado dia 24 de novembro, foi celebrado pela Divisão de Gestão Ambiental a entrega de 5 canteiros sobrelevados ao Grupo Desportivo e Recreativo A JOANITA, na Quinta Pedagógica de Linda-a-Velha, para usufruto de pessoas com mobilidade reduzida.
Este projeto, desenvolvido para disponibilizar canteiros hortícolas, foi delineado de acordo com os princípios de mobilidade reduzida, promovendo aos utilizadores o cultivo de hortícolas mais saudáveis e frescas e proporcionando atividades de lazer ou terapêuticas, num espaço adaptado para práticas de agricultura biológica urbana.
Estes canteiros encontram-se ao nível da cintura, de forma a poder ser trabalhada de pé como por pessoas em cadeiras de rodas. Têm uma largura estreita, para serem facilmente alcançados com os braços e poderem trabalhar a terra lateralmente.
Por forma a garantir que os utilizadores adquirem competências para prática de agricultura biológica/tradicional e de cidadania nas hortas urbanas, anualmente o município dinamiza ações de formação nas diversas temáticas de agricultura biológica urbana, direcionadas para os hortelões, utilizadores das hortas do Parque Hortícola Municipal.
Contribuir para a inserção e integração de pessoas com mobilidade reduzida num projeto hortícola, promovendo a coesão social através da valorização ambiental, melhorando a qualidade de vida dos utilizadores, e fomentar a sua integração com os outros hortelões da Horta Urbana de Linda-a-Velha, permitindo a troca de ideias e conhecimentos são alguns dos objetivos deste projeto.