O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai presidir à cerimónia de lançamento da primeira pedra para a recuperação da Casa da Quinta dos Sete Castelos, em Santo Amaro de Oeiras, que será transformada numa Residência para Cientistas.
O objetivo é recuperar aquele significativo património arquitetónico, respeitando as suas características originais mas dotando-o de condições atuais de conforto para se tornar numa residência para cientistas (doutorados e pós-doutorados), que estejam a trabalhar em Institutos de Investigação no concelho de Oeiras, totalizando 11 quartos, distribuídos por três pisos.
O investimento municipal é de 3.100.000,00 € e a obra terá a duração de um ano.
Seguidamente, às 11:00, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras irá inaugurar o Altar-mor da Igreja Matriz de Oeiras, no Largo 5 de Outubro.
No decurso dos trabalhos de conservação e restauro da Igreja Matriz de Oeiras detetou-se de que as cantarias que compunham a antiga mesa do altar-mor estavam desagrupadas. Por esse motivo, foi feito um trabalho rigoroso e detalhado para recuperar esta peça singular com o propósito de resolver questões de carater preventivo/curativo e estético, devolvendo-a ao seu lugar de destaque no interior do templo, num investimento municipal de 26.505,25€.
Às 12:00 será ainda feita uma visita ao acesso ao Pombal na antiga Estação Agronómica Nacional e às 12:30, no mesmo local, à nova cafetaria, denominada “Sabores da Marquesa” que dará mais animação e dinamismo a este valioso espaço municipal.