Município de Oeiras procede à limpeza da Ribeira da Lage
Os trabalhos de limpeza permitem melhores condições de escoamento da ribeira e melhores condições ambientais, com a remoção das espécies infestantes.
O Município de Oeiras procedeu à limpeza de vegetação invasora e desassoreamento da Ribeira da Lage, no troço contíguo ao Jardim do Marquês de Pombal. Esta iniciativa integra o conjunto de ações de requalificação das linhas de água municipais.
Este troço apresentava uma acumulação excessiva de sedimentos que, conjugada com a dificuldade de acesso ao local para efeitos de manutenção, comprometiam o normal escoamento do caudal líquido, podendo colocar em risco pessoas e bens.
A empreitada, que incluiu as ações necessárias para o acesso ao local, teve como objetivo estabelecer melhores condições de escoamento da ribeira e, simultaneamente, melhores condições ambientais, com a remoção das espécies infestantes como as canas e rícinos. Procedeu-se ainda à plantação de exemplares de espécies autóctones de galeria ripícola.
À semelhança de troços a montante, em breve o local estará recolonizado com espécies autóctones de flora que, por sua vez, servirão de habitat a várias espécies de fauna.