Município de Oeiras inaugura edifício Villa Longa, em Paço de Arcos, no âmbito do programa Habitação Jovem
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar, em data a anunciar, o novo Edifício Villa Longa, localizado em Paço de Arcos e composto por 32 apartamentos destinados aos jovens que concorreram ao programa municipal de Habitação Jovem que lhes permite arrendar uma casa a preço acessível.
Na ocasião, estarão presentes os novos inquilinos selecionados em concurso e que terão oportunidade de visitar os seus apartamentos.
O Edifício Villa Longa é um dos mais significativos no concelho de Oeiras, pela sua excecional presença no território, pelo seu valor arquitetónico e por guardar a memória urbanística de uma Nova Paço de Arcos que não se chegou a concretizar.
De planta retangular, com quatro pisos e dois em águas furtadas, este robusto edifício de 1919 desenvolve-se num único volume de grandes dimensões com inspirações pontuais de Arte Nova.
A requalificação do edifício manteve os elementos característicos como frontões e pináculos, ou a grande escadaria central.
Com uma área de lote de 1.400m2 e uma área de construção de 2.300m2, as tipologias adaptadas ao novo programa resultaram em 32 fogos – 18 T1’s e 14 T0’s (dois fogos preparados para pessoas com mobilidade reduzida no piso térreo).
O investimento foi de 2 milhões de euros (incluindo iva).