Presidente de São Tomé e Príncipe agraciado em Oeiras com Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro

Na cerimónia de receção nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Oeiras, Carlos Vila Nova foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, num gesto que, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, simboliza “o respeito e amizade” que existe para com o povo são-tomense.

07 abr 2022
  • viver
  • Relações Internacionais
  • Cooperação e geminações

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, homenageou esta manhã o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro. 

O Presidente de São Tomé e Príncipe esteve hoje a visitar o concelho de Oeiras, no âmbito de uma visita oficial a Portugal.
 



Na cerimónia de receção nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Oeiras, Carlos Vila Nova foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, num gesto que, segundo Isaltino Morais, simboliza “o respeito e amizade” que existe para com o povo são-tomense.


'Assumimos a prioridade e a centralidade da cooperação descentralizada com os territórios dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa nas nossas políticas públicas. Temos acordos de geminação e, ou, de cooperação em todos. No caso de São Tome e Príncipe, mantemos, desde 1990, intensas relações de geminação que, diga-se, têm dado frutos extraordinários para a população daquela região autónoma', afirmou Isaltino Morais.

 


O Presidente da Câmara de Oeiras sublinhou algumas medidas que consolidam as 'intensas relações' do Município com São Tomé e Príncipe, como a reabilitação do edifício dos Paços do Concelho, Sede do Governo Regional; a construção do Centro Cultural do Príncipe; a distribuição de 1200 pares de ténis para crianças; a construção do primeiro Parque Infantil; a atribuição de bolsas de estudos universitárias a vários alunos; o projeto de segurança e sustentabilidade alimentar para reforço da produção agropecuária local com a criação de 200 galinheiros; a doação de 2 ventiladores e equipamentos de proteção individual durante o período mais crítico da pandemia do covid-19, entre outros.


Para o futuro, Isaltino Morais nomeou ainda a construção do primeiro Liceu no Príncipe, cujo projeto está já concluído; a atribuição de 8 bolsas de estudo universitárias no próximo ano letivo; o envio de uma ambulância todo o terreno; o envio de equipamentos para 30 salas de aula e melhoramentos no parque infantil; e a oferta de fardamento e equipamentos aos operários do Governo Regional.

O Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe mostrou-se sensibilizado com o reconhecimento feito pelo Município de Oeiras e destacou 'a relação dinâmica' que existe.

'A relação com Oeiras é dinâmica. Há um caminho a ser feito e tenho a certeza que faremos este caminho juntos. Sentimo-nos em casa em Portugal e particularmente aqui, em Oeiras. Podem contar com São Tomé e Príncipe para aquilo que também podemos contribuir', afirmou Carlos Vila Nova.
 



A visita da comitiva seguiu para o Taguspark – Cidade do Conhecimento, parque empresarial de referência. Durante a tarde, visitaram o Parque dos Poetas, com paragem especial junto à escultura feita em memória da poetisa santomense Alda do Espírito Santo.