Exposições de Arqueologia
As exposições de Arqueologia ilustram o passado da ocupação humana do atual território oeirense, com base nos vestígios materiais recuperados do solo e de escavações efetuadas sob a égide do CEACO.
Exposição Monográfica do Povoado Pré-histórico de Leceia
Apresenta um conjunto significativo do espólio recolhido durante 20 anos de escavações arqueológicas realizadas sob a orientação do Prof. Doutor João Luís Cardoso no povoado pré-histórico de Leceia, considerado como um dos mais importantes povoados fortificados Calcolíticos da Península Ibérica.
Estão representados diversos períodos cronológico-culturais, desde o Neolítico Final da Estremadura, até ao Calcolítico Final.
Através da grande maquete exposta, dos objetos e dos respetivos textos explicativos, é possível acompanhar o quotidiano deste povoado, conhecer as suas atividades económicas e as suas trocas comerciais, apreciar os artefactos de pedra lascada ou polida e os materiais em osso ou cerâmica, ou descobrir o culto da fertilidade, os amuletos e os adornos, as casas e os vários materiais de construção.
É esta a história de mais de 1000 anos que esta exposição tenta contar, numa sala agradável, servida pelo magnífico cenário dos Jardins da Fábrica da Pólvora.
Leceia 2500 a.C. – Filme de animação que recria o quotidiano no povoado pré-histórico de Leceia da época do Calcolítico.
O Povoado de Leceia, sentinela do Tejo no terceiro milénio antes de Cristo
Exposição de Arqueologia do Concelho de Oeiras
A exposição permanente de Arqueologia do Concelho de Oeiras, destina-se a ilustrar o passado da ocupação humana do atual território oeirense, desde o Paleolítico Inferior Arcaico até ao Séc. XVIII, com base nos vestígios materiais recuperados do solo e provenientes de recolhas e de escavações efetuadas sob a égide do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras (CEACO/CMO).
Arqueologia do Concelho de Oeiras, do Paleolítico Inferior arcaico ao século XVIII
Exposição Projeto de arqueologia subaquática do Forte de S. Julião da Barra
Esta exposição dá público conhecimento dos resultados das investigações desenvolvidas até ao presente, decorrentes da iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Oeiras através do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras (CEACO/CMO) e do Centro de História de Aquém e de Além Mar (CHAM/UNL) no âmbito de Projeto de investigação desenvolvido entre 2014 e 2016, com o objetivo de prosseguir, de forma planeada e cientificamente sustentada, as investigações do rico património arqueológico subaquático oeirense.
Arqueologia subaquática do Concelho de Oeiras
Orientação: Prof. Doutor João Luís Cardoso (Coordenador – CEACO) | Dr.ª Maria da Conceição André (Técnica Superior – CEACO)
Dias úteis das 14h00 às 17h00
Encerrado aos feriados
Informações e Inscrições:
Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras – Telefone: 214 408 432
E-mail: arqueologia@oeiras.pt