Bairro dos Navegadores

​​​​​Projetos do CLS de Oeiras realizados/em desenvolvimento nos Territórios de Intervenção Prioritária


“Pais Felizes, Crianças Felizes”


O Projeto “Pais Felizes, Crianças Felizes” promovido pela Associação das Aldeias SOS de Portugal.


O Projeto foi realizado através de uma comparticipação financeira, e teve início em Outubro de 2018 e terminou em julho de 2019.

Este projeto pretendeu desenvolver competências chave - parentais e emocionais - e melhorar a vinculação positiva entre pais e filhos, através da realização de uma “oficina familiar”, num total de 14 sessões, para cerca de 20 famílias residentes no Bairro dos Navegadores.

 


APAV no Bairro dos Navegadores


O Projeto APAV no Bairro dos Navegadores decorre de uma parceria estabelecida entre o Município de Oeiras e a APAV, no âmbito do Contrato Local Segurança (CLS) de Oeiras.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma organização de solidariedade social, fundada em 1990, que tem por objetivo apoiar as vitimas de todos os tipos de crimes.

O projeto visa apoiar pessoas que residam no território de Porto Salvo, designadamente no Bairro dos Navegadores, e que tenham sido ou estejam a ser vítimas de qualquer crime, como por exemplo: Roubo; Ofensa à integridade física (agressão); Discriminação; Burla; Bullying; Dano (vandalismo); Injúria (insulto) / Difamação; Violência doméstica; Entre outros.
Este projeto tem também como objetivo realizar ações de informação e sensibilização junto da comunidade sobre os vários tipos de crime e sobre os direitos das vítimas de crime.

Saiba mais sobre a APAV no Bairro dos Navegadores.

 


Aprender em Círculo


Projeto “Aprender em Círculo” promovido pela Florescer – Associação de Educação Global.

A 1ª edição, suportada por um Protocolo de Associação ao Contrato Local de Segurança, ratificado de forma tripartida, MAI, CMO e entidade, foi totalmente financiada pelo MAI, e teve início em Novembro de 2018 e terminou em julho de 2019.

O projeto compreende a capacitação de Trabalho em Círculo com os alunos e professores nas escolas, e fomenta o desenvolvimento de uma equipa de professores-facilitadores disponíveis para trabalhar de um modo sistémico e integral, com o objetivo de combater o insucesso escolar e o abandono escolar dos alunos residentes no território do Bairro dos Navegadores, promovendo uma cultura de círculo que se considera como a fundação de implementação de uma abordagem reparadora da disciplina, paz e resiliência nas escolas.

As ações visam o desenvolvimento do trabalho em círculo, na rede dos intervenientes da comunidade escolar, contemplando ações de capacitação para professores, incluindo sessões de formação-ação e tutoria, a construção de competências sócio-emocionais para toda a comunidade de aprendizagem, para que se aumente a auto-disciplina e a capacidade de lidar com conflitos.

Na 1ª Edição do projeto “Aprender em Círculo”, nas suas várias atividades, foram abrangidos 163 beneficiários, dos quais 47 professores e Técnicos Ação educativa e 116 alunos de turmas do 1º,2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Aquilino Ribeiro.

Em continuidade, a 2ª edição do projeto “Aprender em Círculo”, também destinada aos alunos e professores no Bairro dos Navegadores, suportada por um Protocolo de Associação ao Contrato Local de Segurança, ratificado de forma tripartida, MAI, CMO e entidade, através de Comparticipação Financeira, 50% pelo MAI e 50% pela CMO, e teve início em Outubro de 2019 e terminará em Outubro de 2020.

Ainda em 2020, iniciou-se a 3ª edição deste projeto através de um protocolo de colaboração tripartido, entre o Município de Oeiras, Associação Florescer e o Ministério da Administração Interna ​

 


Novos Horizontes - A OCP no Bairro dos Navegadores


O Projeto “Novos Horizontes – A OCP Solidária no Bairro dos Navegadores” promovido pela Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP).

A 1ª edição, suportada por um Contrato de Prestação de Serviços (Nº 493/2018), totalmente financiada pela CMO e teve início em Dezembro de 2018 e terminou em Dezembro de 2019.

Este projeto estruturante que entende a música e a arte como uma ferramenta para a qualificação e inserção social, estabelecendo- se laços com a comunidade artística.

Este projeto pretende desenvolver competências musicais junto da comunidade jovem no território de incidência do CLS Oeiras - Navegadores.

O projeto engloba um conjunto de workshops que decorrem nas escolas do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, bem como no centro de convívio do Bairro dos Navegadores e visam dar a escutar e a experimentar os instrumentos musicais aos jovens, bem como criar diálogo e relação com os músicos que acompanharão os futuros alunos no ensino da música. O projeto integra ainda uma Oficina de Instrumentos Musicais, para construção de instrumentos por parte dos alunos.

Este projeto revela-se importante para a comunidade juvenil, atendendo à sua componente de qualificação e inserção social que o ensino da música pretende alcançar.

Na 1ª Edição do projeto “Novos Horizontes – A OCP Solidária no Bairro dos Navegadores”, nas suas várias atividades, foram abrangidos 95 beneficiários, 82 Crianças e Jovens (alunos) de turmas do 1º,2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Aquilino Ribeiro e 13 adultos residentes no Bairro dos Navegadores.

Em 2020 decorreu 2ª edição do projeto “Novos Horizontes – A OCP Solidária no Bairro dos Navegadores”, suportada por um Contrato de Prestação de Serviços (Nº 159/2020), no valor de 146.830,00€ (dos quais 12.000,00€ para a aquisição de instrumentos musicais que no final projeto reverão para a CMO), totalmente financiada pela CMO.

Desde janeiro de 2021 encontra-se em realização a 3.ª edição deste projeto no território dos Navegadores.

 


Arte Urbana


O Projeto “Arte Urbana no Bairro dos Navegadores” é (e será) realizado individualmente por artistas (“Writters”), realizando estas pinturas de arte urbana a estampar nas fachadas cegas dos edifícios (prédios) do Bairro dos Navegadores, articuladamente definidos com o DHRU e DH.

Este projeto “Arte Urbana no Bairro dos Navegadores” com início em Janeiro de 2020, tem como objetivo principal o embelezamento do espaço público (fachadas cegas dos prédios) do território do Bairro dos Navegadores e para além da valorização de territórios e equipamentos, pretende potenciar e promover a identificação e os sentimentos de pertença das pessoas aos territórios, bem como fomentar a preservação do espaço público.

Para realização deste projeto definiu-se que seriam intervencionadas, com pinturas de arte urbana, 10 fachadas cegas em 10 edifícios do Bairro dos Navegadores.

Durante o ano de 2020, foram realizadas quatro intervenções, ou seja foram pintadas quatro (4) fachadas cegas em quatro edifícios do Bairro dos Navegadores, por um artista convidado (Nomen da ArtDisturbers).

Em 2021 foram realizadas 4 pinturas artísticas em fachadas cegas, nomeadamente 2 pinturas no Bairro dos Navegadores- Porto Salvo, executadas pelo artista Nark e 2 pinturas no Páteo dos Cavaleiros- Outurela, realizadas pelo artista Ozearv.


Literacia no Bairro dos Navegadores


O Projeto “Literacia no Bairro dos Navegadores” promovido pela APCEP- Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente.

O Projeto “Literacia no Bairro dos Navegadores” suportado por um Contrato de Prestação de Serviços (Nº 712/2019), totalmente financiada pela CMO e teve início em Novembro de 2019 e terminou em Dezembro de 2020.

Este projeto implementado no Bairro dos Navegadores, pretende beneficiar indivíduos de baixa escolaridade e com necessidades efetivas de alfabetização. Pretende também abranger pessoas alfabetizadas sem certificação comprovativa do grau académico, nomeadamente ao nível do RVCC.

Este projeto visa ainda criar contextos de literacia em espaços frequentados por crianças em idade pré- escolar, implementando e realizando diagnósticos participativos para dotação de competências, a par da realização de Workshops formativos para mobilizar e esclarecer as pessoas de modo a enriquecer a literacia no bairro.

Durante o projeto, foi realizado o Diagnóstico Participativo com cerca de 30 residentes, iniciaram a Formação de monitores de alfabetização e literacia (FMA) com 13 participantes, os PAL - (Per)Curso de alfabetização e literacia com 14 beneficiários, um Workshop de Literacia Comunitária e familiar com 24 formandos e os Percursos de Qualificação para Processos RVCC com 8 adultos, perfazendo 89 beneficiários no total.

 


Oeiras tem Kick


O Projeto “Oeiras tem Kick” promovido pela KMT- Associação Moreira Team.

O Projeto “Oeiras tem Kick” suportado por um Protocolo de Colaboração (Nº 607/2019), tendo a CMO atribuído uma comparticipação financeira, teve início em Outubro de 2019 e termina em Outubro de 2021.

Este projeto em desenvolvimento no Bairro dos Navegadores, visa a promoção de competências sociais e adoção de comportamentos saudáveis através da prática de atividade física e através da modalidade de Kickboxing, com recurso das instalações desportivas existentes. Visa igualmente a ocupação de tempos livres, não escolares, das crianças do Bairro dos Navegadores, contribuindo assim para a redução do abandono escolar e constituir uma rede de apoio e interajuda, envolvendo as famílias, atletas e a comunidade. Com isto, pretende-se potenciar o sucesso escolar, junto de crianças e jovens com mais de 7 anos de idade.

 

Bairro Fit
 

O Projeto “Bairro Fit”, promovido pela Living Fit Group, encontra-se em desenvolvimento no Bairro dos Navegadores e tem como objetivo primordial estimular a população para a prática de exercício físico, melhorando a sua condição física, mobilidade e flexibilidade e promover treinos em comunidade. Desenvolve a atividade de Bootcamp outdoor, que consiste em percorrer 2/3 circuitos de exercícios de alta/média/baixa intensidade, em grupo, com acompanhamento de um Treinador que ajustará o treino às necessidades de cada utente, num treino baseado em exercícios realizados com o peso corporal, com apoio pontual de material de fitness e disponibiliza aos seus beneficiários um Ginásio móvel, que consiste na disponibilização de um ginásio móvel/itinerante que pode ser estacionado em locais variados, proporcionando ao utilizador a possibilidade de treinar com diversos equipamentos fitness, mediante supervisão de profissionais especializados.

 

Educar para Cuidar
 

O Projeto Educar para Cuidar, promovido pela Quercus, é um programa de atividades de cariz ambiental, dirigido aos habitantes dos territórios do Bairro dos Navegadores, que visa incutir o sentido de responsabilidade ambiental e social nos moradores, formando-os para a educação/ cidadania ambiental, favorecendo a preservação do meio envolvente e, consequentemente, sensibilizar a comunidade local para a adoção de boas práticas ambientais. Este projeto promove sessões de sensibilização ambiental com temas variados, atividades de limpeza da margem da ribeira e de outros espaços do bairro, oficinas de construção/montagem de ninhos artificiais e alimentadores /bebedouros para aves e construção de hotéis para insetos. A Quercus promove ainda atividade de GeoCaching, aliando a componente desportiva às ações de sensibilização, envolvendo a população em geral. 

Consulte mais informação com a leitura do folheto.


Projetos Comuns ao Bairro dos Navegadores e Outurela


Oeiras Capacita


O Projeto “Oeiras Capacita” promovido pela associação Sapana.

O Projeto foi realizado através de uma comparticipação financeira, teve início em junho de 2019 e terminou em Agosto de 2020.

O projeto “Oeiras Capacita”, promovido pela Associação Sapana, desenvolvido nos dois territórios CLS Oeiras, tem como objetivo principal potenciar o desenvolvimento pessoal e de competências sociais nos indivíduos facilitando a sua integração no mercado de trabalho e/ ou criação do seu próprio emprego. A metodologia Sapana assenta em princípios de capacitação e consciencialização do indivíduo no seu todo e é adaptável a todos os públicos e a todos os contextos sociais.

O projeto “Oeiras Capacita”, promovido pela Associação Sapana, desenvolveu as atividades de capacitação de competências pessoais e elaboração de currículos junto dos alunos dos agrupamentos de escolas de Carnaxide-Portela (com uma turma de 20 jovens do 5º ano da escola Sophia de Mello Breyner) e de Aquilino Ribeiro (com uma turma de 15 jovens do Programa Curricular Alternativo de 9º ano), com a frequência de duas sessões por semana. Foram finalizadas as Formações para 15 Técnicos de entidades com intervenção no território de Carnaxide e as Sessões de capacitação aos (17) residentes do território de Carnaxide.

Foi terminada a Formação dos OTJ (15 sessões), tendo participado 10 jovens e terminado 7 jovens do Programa OTJ.

No dia 24/01/2020, foi realizado o Dolphin Tank para os residentes de Carnaxide, tendo 15 residentes efetuado a sua apresentação, aos membros da mesa (Dolphins) que contou com a participação das empresas Jerónimo Martins, Tallenter, e outros empresários em nome individual. Assim, beneficiaram deste projeto 74 participantes dos quais, 17 adultos, 15 técnicos, 42 jovens (dos quais 7 OTJ).

 


Um BairroCidade 2019-2022


O Projeto “Um BairroCidade 2019-2022” promovido pela Associação Serve the city, Portugal.

O Projeto “Um BairroCidade 2019-2022” foi realizado através de uma comparticipação financeira, teve início em Outubro de 2019 e terminará em Outubro de 2022.

O projeto “Um BairroCidade 2019-2022”, promovido pela Associação Serve The City Portugal, implementado em ambos os territórios de intervenção CLS Oeiras, incide a sua intervenção junto de crianças e jovens e sobretudo de pessoas idosas em situação de dependência e isolamento.

Este projeto visa promover a solidariedade, a participação cívica e social, bem como a cooperação através de iniciativas voluntárias de qualidade acessíveis a todos os beneficiários. A par de promover a coesão social, otimiza os recursos da comunidade, reforçando o potencial da comunidade.

O projeto Um BairroCidade 2019-2022 coloca o enfoque no voluntariado como exercício de cidadania ativa, enquanto agente integrante e transformador da realidade local.

Até ao momento foram abrangidas 67 pessoas (64 Séniores – 40 dos Navegadores e 24 de Carnaxide - e 3 jovens dos Navegadores).​

 


Ponto por Ponto – 2ª edição


O Projeto "Ponto por Ponto" promovido pela AMALX - Associação Moda Africana em Lisboa.

O Projeto "Ponto por Ponto – 2ª edição" suportado por um Contrato de Prestação de Serviços (Nº 31/2020),  totalmente financiado pela CMO e teve início em Janeiro de 2020 e termina em Janeiro de 2021.

Projeto "Ponto por Ponto" – compreende um conjunto de workshops temáticos, que têm por princípio a sustentabilidade e os conceitos co- design, slow- fashion e afetividade, potenciando as competências de costura criativa para 14 formandos visando o empreendedorismo e a empregabilidade dos residentes naqueles territórios.

Nesta perspetiva a aprendizagem da costura torna-se não só, ferramenta de capacitação dos alunos e estímulo à empregabilidade, como também dinâmica de valorização pessoal e de inclusão social.

Na sequência do término da 1ª edição do projeto "Ponto por Ponto" em finais de setembro promovido pela AMALX- Associação de Moda Africana de Lisboa, com a entrega dos Diplomas aos formandos, numa cerimónia presidida pela Sra. Vereadora Dra. Marlene Rodrigues e pelo Sr. Diretor do Departamento de Desenvolvimento Social, Dr. Luís Afonso. Contou ainda com a presença do Sr. Presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Dr. Inigo Pereira.

Como referimos anteriormente o projeto " Ponto por Ponto" desenvolvido pela AMALX, iniciou em Janeiro a sua 2ª edição em Carnaxide e a 1ª edição nos Navegadores, com 14 formandos em cada território.

 


​Academia de Futsal - Bairros Sociais


Encontra-se a decorrer o projeto Academia de Futsal – Bairros Sociais, implementado a pensar nos mais jovens, conscientes que todas as crianças têm o direito a praticar desporto, independentemente das suas capacidades técnicas, conhecimento do jogo ou características físicas, acreditando que o desporto é um veículo privilegiado de promoção da inclusão social e combate às vulnerabilidades sociais. 

Promovido pelo Clube Recreativo Leões de Porto Salvo (CRLPS), tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento pessoal e de competências sociais e desportivas nas Crianças e Jovens, residentes nos bairros municipais, disponibilizando sessões de treinos de Futsal ministrados, de forma gratuita, pelos treinadores/formadores da Academia de Futsal do CRLPS, numa perspetiva inclusiva e do desporto para todos. 

​A Academia de Futsal encontra-se a ser desenvolvida nos dois territórios de intervenção do Contrato Local de Segurança de Oeiras, nomeadamente Navegadores e Carnaxide, abrangendo 40 crianças e jovens em cada território.

 


Projeto UP - Pequenos Gigantes​


Encontra-se a decorrer o Projeto UP- Pequenos Gigantes, promovido pela APSEC- Associação para a Promoção da Saúde, Educação e Cultura, implementado a pensar nos mais jovens, focalizando-se na promoção do sucesso escolar das crianças e jovens residentes nos territórios de intervenção do Contrato Local de Segurança de Oeiras, nomeadamente Bairro dos Navegadores e Empreendimentos de Habitação Municipal de Carnaxide. 

O Projeto UP- Pequenos Gigantes acredita que ajudar as crianças e jovens nas suas aprendizagens é também muni-los de saberes, competências, atitudes e comportamentos que serão necessários à sua vida em sociedade. Visa essencialmente orientar o estudo dos alunos de acordo com as suas necessidades, tendo em vista a promoção da aprendizagem e resultados escolares, estimulando a autonomia e motivação dos mesmos. Nesse espírito, a APSEC- Associação para a Promoção da Saúde, Educação e Cultura, inclui neste projeto, unidades de aprendizagem complementares, para que os jovens possam também desenvolver a sua consciência social, cívica e monetária, sob a matriz, Bons estudantes, Bons aprendizes e Bons cidadãos são também feitos de capacidade de decidir. 

O Projeto UP- Pequenos Gigantes, visa abranger um total de 70 crianças e jovens, 35 em cada em cada território.