Forte de São Bruno
O seu desenho e proporções tornaram-se uma das mais belas obras de fortificações do litoral português, construída logo a seguir à Restauração.
Implanta-se na confluência da ribeira de Barcarena com o Tejo, tendo em frente a Estação Ferroviária de Caxias.
O seu nome adveio do facto de ter sido edificado perto do convento de Laveiras dos Frades Cartuxos de São Bruno. Fazia parte da 1º linha de fortificações marítimas e fluviais, construídas logo após a Restauração, entre o Cabo da Roca e a Torre de Belém, para defesa da cidade de Lisboa, permitindo assim cruzar fogo com o Forte de Nossa Senhora do Vale, à esquerda, e o Forte de Nossa Senhora de Porto Salvo, à direita.
De planta estrelada, com núcleo central quadrangular e tendo no frontispício um pórtico encimado por uma lápide com inscrição datada de 1647 e pedra de armas.
A casa forte abobadada, tem bateria para o mar e os alojamentos cobertos por terraço lajeado - uma bateria superior. Era protegida por duas baterias rasantes abertas por canhoeiras, viradas para o mar e por dois baluartes ligados por bastião central, onde se abre de lado a entrada de acesso, virados a terra.
A sua construção foi iniciada em 1647. O seu desenho e proporções tornaram-se uma das mais belas obras de fortificações do litoral português, construída logo a seguir à Restauração.
Atualmente, a gestão do Forte está atribuída à Associação Amigos dos Castelos que aqui desenvolve, designadamente, atividades dedicadas ao público infantil e escolar.
Tel: (+351) 218 885 381