Portugal 2020 e PAMUS
A política de mobilidade do Município pretende focar-se numa estratégia que incida sobre a promoção da utilização de transportes ecológicos e da mobilidade sustentável.
No âmbito do Portugal 2020 (acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia), foram criados vários programas operacionais, entre os quais o "Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos" (POSEUR).
Um dos objetivos temáticos do POSEUR é dar apoio à transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores, sendo que uma das prioridades de investimento (4.5) diz respeito à "Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente para as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para a atenuação".
Assim, a política de mobilidade do Município pretende refletir todas estas preocupações, e focar-se numa estratégia que incida sobre a promoção da utilização de transportes ecológicos e da mobilidade sustentável.
Em 2015, os Municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) apresentaram candidaturas, no âmbito da prioridade 4.5 do Portugal 2020, para a elaboração de Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU), os quais foram enquadrados na estratégia do PAMUS-AML (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável).
O reforço da quota de utilização dos modos suaves permitirá reduzir a dependência em relação aos transportes individuais, assim como melhorar a qualidade do ambiente urbano e adoção de modos de vida mais ativos e saudáveis por parte da população.