Santuário Nossa Senhora da Conceição da Rocha

Construído entre 1839 e 1892, esta obra, da autoria do arquiteto José da Costa Sequeira, apresentava como principal objetivo albergar a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição.

O rei D. João VI achou o sítio menos próprio para o culto e resolveu transladar a Imagem para a Sé Patriarcal onde se manteve 61 anos. 

​O culto a Nossa Senhora da Conceição da Rocha registou desde sempre uma significativa afluência ao local por parte da população, acolhida no Santuário de Nª Senhora da Conceição da Rocha – localizado no local da aparição.

Construído entre 1839 e 1892, esta obra, da autoria do arquiteto José da Costa Sequeira, apresentava como principal objetivo albergar a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, aparecida numa gruta, perto do Casal da Rocha, em 1822. Por não existir local apropriado para a veneração da Santa, esta foi transferida para a Sé de Lisboa, onde permaneceu 60 anos e posteriormente para a Igreja de S. Romão de Carnaxide onde esteve por mais 10 anos.

 

Inaugurado em Setembro de 1893, o Santuário tem sido ao longo de todos estes anos local privilegiado no decorrer das festividades em honra de Nossa Senhora da Rocha, que têm lugar durante o mês de Maio.

 

 De planta retangular, o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo o conjunto coroado por frontão triangular com cruz ao centro. O interior da igreja apresenta nave única e coberta em abóboda de berço. Antecede a Capela-Mor um arco triunfal ladeado por dois altares em talha dourada. A Capela-Mor, de planta quadrada e cobertura em abóboda é ornada com pinturas decorativas e altar-mor com camarim albergando o trono. No alçado lateral da igreja, ao nível das fundações, reconhece-se um compartimento de planta retangular correspondente ao acesso ao interior da gruta, à qual se acede através de lanço único de escadas.

 

Horário:

Missa aos domingos e feriados às 12h30