
A Noite do Limbo vai ser o mote para duas conversas sobre alguns fenómenos que alimentam o nosso imaginário e apelam para o universo do inexplicável e, simultaneamente, ao nosso terror e fascínio pelo reverso do mundo que conhecemos. É sabido que é a 31 de outubro que, segundo as mais antigas tradições, as fronteiras entre o mundo real e um outro se desvanecem. Esta ideia tem diferentes versões e rituais de acordo com os países e regiões, misturando-se com práticas já aí existentes e resultando num riquíssimo sincretismo religioso.
O fascínio por esta temática, por estes fenómenos, pagãos ou mais cristianizados, que alimentam o nosso imaginário, vai ser o mote de uma reflexão, promovida pela Câmara Municipal de Oeiras, que terá lugar na noite de 31 de outubro, A Noite do Limbo, com transmissão streaming no Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais de Oeiras.
O evento terá início, às 21H00, com o tema “Crenças e Práticas Mágico-Religiosas na Noite de 31 de outubro”, com Frei Fernando Ventura (sacerdote católico) e Francisco Aragão (sacerdote Wicca). A moderação estará a cargo do jornalista Joaquim Franco.
Às 22H00, “Edgar Allan Poe e o Romantismo Sombrio: Terror, Sobrenatural e Psique” é o tema debatido por com Margarida Vale de Gato (investigadora CEAUL - UL) e Guilherme Canta (psicólogo), com moderação do jornalista José Mário Silva.
31 de outubro
21H – Direto no Facebook do Município e das Bibliotecas Municipais de Oeiras