Guias e Atividades

Guias e Atividades

Guias e Brochuras

Uma das primeiras etapas para proteger a biodiversidade que nos rodeia é conhecê-la. Assim , e atendendo ao crescente interesse da população neste tema, foi criado o Guia de Campo de Insetos e Plantas de Oeiras. Em conjunto com o cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, foram reunidas neste documento algumas das espécies de insetos e plantas que podem ser encontradas nas Estações da Biodiversidade e Biospots existentes em Oeiras.

O Município de Oeiras tem vindo a desenvolver ao longo das últimas décadas, um conjunto de ações que incluem o mapeamento das espécies exóticas invasoras presentes no território, ações de sensibilização, e planos de controlo e erradicação dirigidos a espécies-alvo. Neste sentido, foi elaborado um Guia de Bolso de Espécies Exóticas Invasoras, para que todos os munícipes e visitantes possam contribuir para a sua deteção e controlo.

Durante os anos de 2016 e 2017, foi efetuado o levantamento das espécies mais emblemáticas da fauna e flora do Município, através de registo fotográfico e vídeo, que culminou com a elaboração da brochura Oeiras tem Vida.

Os guias e brochuras poderão ser disponibilizados em formato físico, a título gratuito, mediante pedido através do e-mail: dga@oeiras.pt

 

Agenda da Natureza – Percursos, Oficinas e Ações de Voluntariado Ambiental

O Município promove anualmente, um conjunto diversificado de atividades focadas na natureza e biodiversidade, com o objetivo de contribuir para a sua preservação e valorização. As atividades, destinadas a famílias e público em geral, são concebidas e orientadas por especialistas nas várias temáticas (fauna, flora, arte & natureza) e têm lugar em diferentes espaços verdes municipais.

Consulte todas as atividades disponíveis no portal Agenda da Natureza.

 

Ciência Cidadã

O envolvimento da comunidade na monitorização e conservação da biodiversidade local é essencial para o seu sucesso.

Como contribuir para o aumento do conhecimento sobre a biodiversidade local?
Registe as suas observações na plataforma iNaturalist (versão web ou app), ajudando-nos a mapear as espécies do nosso Município.

Poderá também inscrever-se e participar num dos nosso BioBlitzes, onde contará com a ajuda dos melhores especialistas, investigadores e cientistas, para observar, identificar e registar a biodiversidade de vários locais do concelho.

 

 

Relatórios:

🔹BioBlitzes 2022
🔹BioBlitzes 2021
🔹BioBlitzes 2020
🔹BioBlitzes 2019

Encontrou um animal silvestre ferido? 
Deverá contactar as entidades competentes para procederem à recolha do animal e encaminhamento do mesmo para os Centros de Recuperação de Animais Selvagens:

🔹Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR – 217 503 080 ou sepna@gnr.pt.
🔹Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa (LxCras) - 21 817 0200
🔹Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) - 213 507 900 ou 21 350 79 06
🔹PSP – 217654242, 21 811 10 00 ou ambiente.lisboa@psp.pt.