Biodiversidade

Biodiversidade

A biodiversidade é um dos recursos mais preciosos e essenciais do nosso planeta. A biodiversidade engloba a grande variedade de formas de vida que existem na Terra, desde os genes e as minúsculas bactérias, até aos imponentes animais silvestres, habitats e ecossistemas.

O Município de Oeiras, apesar de marcadamente urbano, dispõe de uma infraestrutura verde e azul de referência, o que associado às suas características biogeográficas, permite a existência de uma elevada biodiversidade. A infraestrutura verde urbana inclui os vales das ribeiras, serras, parques e jardins municipais, hortas urbanas, árvores de arruamento, bosques, matas e prados, entre outros. A infraestrutura azul, corresponde aos cinco cursos de água principais, (ribeiras de Algés, Barcarena, Porto Salvo, Laje e rio Jamor) com uma extensão total de aproximadamente 90 km lineares. Todos estes cursos de água desaguam no estuário do Tejo, perfazendo uma orla ribeirinha com cerca de 10 Km.

A conservação da biodiversidade, dos ecossistemas e seus serviços, é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos cidadãos, a sustentabilidade ambiental e económica, e a resiliência urbana face às alterações climáticas.

Neste sentido, o Município tem vindo a promover cada vez mais projetos de caracterização, monitorização e conservação da biodiversidade, frequentemente com o apoio de diferentes entidades científicas, assim como atividades de sensibilização e capacitação, apostando fortemente na ciência cidadã, enquanto ferramenta valiosa para o aumento da literacia e sentido de pertença dos munícipes relativamente à biodiversidade local.

Em 2021 foi aprovada a Estratégia para Biodiversidade do Município de Oeiras e o seu respetivo Plano de Ação até 2030. Trata-se de um documento estruturante e orientador assente em seis eixos de ação. Para cada um dos eixos, foi definido um conjunto de objetivos, que se traduzem em múltiplas ações, metas e indicadores.

Na certeza de que primeiro é preciso dar a conhecer para que, todos juntos, consigamos preservar, convidamo-lo a partir à descoberta da biodiversidade de Oeiras através dos próximos separadores!

Através do portal Oeiras Interativa já é possível consultar a localização, identificação e ficha de descrição das espécies de fauna e flora de Oeiras.

Biodiversidade

Fique a conhecer o projeto que pretende tornar Oeiras num Município amigo dos polinizadores, desenvolvido na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal.

Saber mais 

A fauna compreende os animais que habitam diferentes ecossistemas e desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico e na saúde do ambiente que nos rodeia. Oeiras alberga uma significativa diversidade de espécies nativas, incluindo espécies protegidas por lei, endémicas (que apenas ocorrem numa região restrita) e outras em risco de extinção, associadas a vários habitats e ecossistemas.

O grupo da flora, sendo composto por todas as plantas de uma determinada região, desempenha um papel basilar na manutenção do equilíbrio ecológico. Para além de fornecer habitat e alimento a uma vasta variedade de seres vivos, as plantas são responsáveis pelo processo de fotossíntese, que é fundamental para a produção de oxigénio e a absorção de dióxido de carbono, contribuindo diretamente para mitigar os impactos causados pelas alterações climáticas.

A proteção da biodiversidade que nos rodeia começa com o seu conhecimento. O Município de Oeiras é atualmente o município com maior número de EBIO’s e Biospots instalados, em todo o país. Visite os parques e jardins e deslumbre-se com a biodiversidade de cada um.

Uma das primeiras etapas para proteger a biodiversidade que nos rodeia é conhecê-la.