mota de agua

Projeto Praia Acessível

Ano 2021


O Projeto Praia Acessível é uma iniciativa promotora da igualdade de oportunidades para cidadãos com necessidades especiais e com mobilidade condicionada, que se encontra em desenvolvimento na Praia de Santo Amaro de Oeiras desde 2005, visando facilitar o acesso aos benefícios terapêuticos e lúdicos que a praia pode proporcionar.

É um projeto desenvolvido em parceria com a CERCIOEIRAS, a Associação Humanitária de Bombeiros de Oeiras e a Associação Juvenil Pró-Atlântico. Decorre durante a época balnear, diariamente, incluindo fins de semana, no horário compreendido entre as 9h e as 13h, junto ao Bar “O Amarelo”.
 


É um serviço gratuito, destinado a todas as pessoas com mobilidade condicionada, com marcação prévia obrigatória, junto da Divisão de Coesão Social, através dos seguintes contatos:

Telefone:  214 408 519 | dcs@oeiras.pt.
 

Este projeto tem por objetivo eliminar barreiras e construir oportunidades de lazer para todos.

 

Projeto 'More Swiming Moments' nas praias de Oeiras

O Município de Oeiras, em parceria com a Associação More Moving Moments (MMM) implementou o projeto 'More Swiming Moments' nas Praias de Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos, Caxias e Baía dos Golfinhos.

Este projeto foi criado pela MMM com o objetivo de proporcionar às crianças e jovens com problemas de mobilidade e/ou atraso de desenvolvimento, as soluções que contribuam para a sua inclusão social e desenvolvimento psicomotor.

O Projeto consiste em dotar com cadeiras de rodas de praia, tamanho S (para crianças até aos 26 kg) e M (para crianças até aos 40 Kg) pensadas e construídas para assegurar que crianças e jovens possam usufruir desta área de lazer

A cadeira permite que a criança se desloque na areia sem qualquer dificuldade, facilitando o acesso à linha de água, bem como desfrutar, em família, de todas as brincadeiras, passeios, e demais atividades balneares. 

 

Este equipamento está disponível junto dos concessionários das praias até ao final da época balnear.

 

Cada família pode requisitar a cadeira de praia para utilização de acordo com a ordem de chegada à praia e sua necessidade (umas horas,  um período mais alargado de manhã ou de tarde, ou o dia inteiro). A cadeira terá que ser requisitada diariamente.

 

O nadador salvador realiza o acompanhamento necessário ao bom manuseamento do equipamento.