Colónias de Gatos - Ação do Cuidador
As Colónias de Gatos constituem zonas delimitadas e autorizadas pelo Município de Oeiras ao abrigo do Programa CED. Este espaços são acompanhados por Cuidadores das Colónias, que possuem identificação própria e cujo estatuto está devidamente definido no Regulamento do Cuidador de Colónias de Gatos do Município de Oeiras
Os animais que estão identificados e pertencem às colónias encontram-se esterilizados, desparasitados e são regularmente sujeitos a supervisão pelo médico veterinário municipal. O alimento habitualmente disponibilizado consiste em ração seca, pois o cheiro menos intenso não atrai animais indesejados (como moscas).
A constituição e manutenção destes espaços é de grande importância, pois a presença dos gatos permite um controlo efetivo de roedores e insetos que podem propagar doenças graves, como baratas, promovendo-se assim uma relação benéfica para todos. Existe um cuidado constante para assegurar que o espaço das colónias se mantem limpo, sem resíduos ou restos de comida, para evitar a proliferação de pragas.