GC | Gabinete de Comunicação
Chefe de Gabinete: Nuno Martins
O Gabinete de Comunicação, abreviadamente designado por GC, tem por missão apoiar a definição e desenvolver uma estratégia global de comunicação e marketing para o município.
1 — Para a prossecução da sua missão compete ao GC as seguintes funções:
a) Planear e promover a imagem institucional assegurando a sistematização e implementação de uma política de informação e comunicação interna e externa, multicanal;
b) Garantir uma comunicação e relacionamento com pessoas e instituições, nacionais e internacionais, alinhados com a estratégia de desenvolvimento municipal;
c) Gerir a marca Oeiras, garantindo a sua coerência;
d) Definir as normas inerentes à marca, imagem e comunicação, a utilizar pelos serviços, incluindo as empresas municipais;
e) Assegurar a elaboração, execução e monitorização do Plano de Comunicação Municipal;
f) Conceber, executar e acompanhar as ações de comunicação previstas no plano de comunicação global do município, garantindo as atividades de informação, imagem, marketing, publicidade, em estreita articulação com as demais unidades orgânicas;
g) Promover a conceção, desenvolvimento e acompanhamento das campanhas de comunicação e imagem multicanal de suporte às iniciativas desenvolvidas pelo município;
h) Dinamizar a disponibilização de canais alternativos de atendimento ao cidadão, em colaboração com o DGO, contribuindo para a sua permanente otimização, tendo em conta critérios de inovação, acessibilidade, usabilidade e comodidade, com vista à melhoria da eficiência dos serviços e ao aumento da satisfação dos cidadãos;
i) Coordenar todas as iniciativas de comunicação interna desenvolvidas ao nível das várias unidades orgânicas, promovendo um sistema que permita captar ideias inovadoras junto dos colaboradores com vista à melhoria contínua;
j) Assegurar a gestão de conteúdos e marketing digital nas plataformas do município e naquelas em que esta marca presença, designadamente intranet e internet e redes sociais, potenciando a sua permanente atualidade e modernidade;
k) Desenvolver estratégias de marketing, direto e digital, promover a ativação de marcas e análise de tendências, em articulação com as unidades orgânicas promotoras de eventos;
l) Garantir a produção e partilha regular de conteúdos de carácter informativo e promocional que visem disseminar a atividade e deliberações dos órgãos e serviços municipais, os valores históricos e culturais do concelho, as perspetivas de desenvolvimento e demais informação relevante para o município, privilegiando o recurso a sistemas automatizados e interativos;
m) Estabelecer relações de colaboração e intercâmbio informativo com os meios de comunicação social em geral, e em especial com os de expressão regional e local, procedendo à recolha e análise de trabalhos jornalísticos ou artigos de opinião publicados sobre o concelho e a atuação dos órgãos e serviços municipais, bem como à divulgação de notícias, em articulação com o GAP;
n) Promover estudos e sondagens de opinião, visando a criação de um sistema de avaliação contínua das expectativas e satisfação dos públicos, em estreita articulação com a área da Qualidade e Modernização Administrativa do DGO;
o) Proceder à gestão da comunicação urbana, disponibilizar publicidade municipal na rede municipal de suportes, bem como executar os planos de ocupação dos espaços que sejam propriedade municipal ou que lhe estejam, a qualquer título, cedidos;
p) Assegurar o registo audiovisual e fotográfico de ações promovidas pelo município, bem como manter um banco de imagem fotográfico e audiovisual, em articulação com o Serviço de Arquivo Municipal;
q) Gerir e manter o equipamento audiovisual e promocional de suporte à sua atividade, assegurando o planeamento, registo sistemático e controlo da cedência;
r) Garantir o acompanhamento e monitorização online do índice de transparência municipal, assegurando a articulação com todas as unidades orgânicas responsáveis pela disponibilização da informação.
2 — Para a prossecução da sua missão, compete ainda ao GC através dos seus Núcleos, nomeadamente as seguintes funções:
2.1 — Núcleo de Criatividade (NC):
a) Trabalhar a área de conceito, imagem e design do município, contribuindo para a implementação da estratégia global de comunicação e marketing;
b) Acompanhar a gestão da marca Oeiras, da imagem e da comunicação gráfica do município;
c) Desenvolver conceitos de comunicação fortes e criativos, assegurando design gráfico, de produto e editorial;
d) Apresentar propostas criativas, em articulação com as demais unidades orgânicas, contribuindo para a criação de marcas, produtos, logótipos e comunicação integrada;
e) Gerir a componente editorial das publicações municipais;
f) Assegurar o branding municipal, trabalhando a identidade corporativa com base nos valores culturais do município, definindo a imagética global;
g) Desenvolver propostas de copy e paginação;
h) Estudar e apresentar propostas de sinalética por usos funcionais, tipificando e normalizando a identificação dos espaços municipais em respeito pela identidade corporativa, cabendo-lhe ainda dar parecer a projetos internos e externos desenvolvidos por outras unidades orgânicas sobre este tema;
i) Definir e apresentar campanhas publicitárias;
j) Criar conceitos fotográficos de suporte à atividade multicanal;
k) Garantir o registo, produção e pós-produção de produtos vídeo multimédia;
l) Promover a integração de som e audiovisual na produção digital multimédia, design gráfico em movimento e criação de histórias em torno dos conteúdos;
m) Promover a resolução prática e criativa de problemas, através de processos e instrumentos de Design Thinking, com base na compreensão das necessidades, emoções, aspirações e capa- cidades dos seus destinatários.
2.2 — Núcleo de Marketing Digital (NMD):
a) Operacionalizar a estratégia de marketing global e digital do município, assegurando o planeamento e posicionamento da marca na rede global;
b) Conceber, planear e editar conteúdos editoriais online que promovam a marca Oeiras;
c) Coordenação do marketing em todas as plataformas digitais;
d) Desenvolvimento, operacionalização e avaliação de planos de marketing de conteúdos e histórias multicanal;
e) Promover o Webmastering e gestão do portal institucional e oficial do município;
f) Uso de conteúdos, designadamente, infografias, com vista à dinamização do município nas redes sociais;
g) Criar websites responsivos e campanhas digitais nas redes sociais;
h) Acompanhar o mercado, posicionamento das marcas e análise da concorrência;
i) Utilizar CMS (Content Management System) que permita criar, editar, publicar e distribuir conteúdos e definir estratégias eficazes de pesquisa e posicionamento orgânico ou SEO (Search Engine Marketing) e avaliação de métricas para análise de resultados;
j) Gerir a plataforma de e-mail de marketing do município.
2.3 — Núcleo de Produção (NP):
a) Operacionalizar os projetos de comunicação do município, assegurando o planeamento, execução e avaliação dos projetos, em articulação com as necessidades das unidades orgânicas;
b) Coordenação dos projetos de comunicação, assegurando a definição de planos de meios;
c) Consulta ao mercado, instrução e validação dos procedimentos pré-contratuais de aquisição de serviços, em articulação com a DCP;
d) Acompanhar a impressão e distribuição das publicações municipais e demais suportes de comunicação offline;
e) Propor a operacionalizar a aquisição de merchandising;
f) Assegurar o acompanhamento dos projetos de implementação de stands e expositores, sinalética, decoração de viaturas e montras;
g) Planear e gerir a rede de outdoors, muppis e telas do município, assegurando a sua per- manente atualidade e qualidade;
h) Assegurar a gestão do equipamento de suporte à atividade de promoção genérica da marca, mantendo um rigoroso planeamento e controlo da cedência, recolha e acondicionamento.
3 — O responsável do GC é equiparado, para todos os efeitos, a Chefe de Divisão.