GC | Gabinete de Comunicação

Chefe de Gabinete: Nuno Martins

 

O Gabinete de Comunicação, abreviadamente designado por GC, tem por missão apoiar a definição e desenvolver uma estratégia global de comunicação e marketing para o município.

1    — Para a prossecução da sua missão compete ao GC as seguintes funções:

  a)    Planear e promover a imagem institucional assegurando a sistematização e implementação de uma política de informação e comunicação interna e externa, multicanal;

  b)    Garantir uma comunicação e relacionamento com pessoas e instituições, nacionais e internacionais, alinhados com a estratégia de desenvolvimento municipal;

  c)    Gerir a marca Oeiras, garantindo a sua coerência;

  d)    Definir as normas inerentes à marca, imagem e comunicação, a utilizar pelos serviços, incluindo as empresas municipais;

  e)    Assegurar a elaboração, execução e monitorização do Plano de Comunicação Municipal;

  f)    Conceber, executar e acompanhar as ações de comunicação previstas no plano de comunicação global do município, garantindo as atividades de informação, imagem, marketing, publicidade, em estreita articulação com as demais unidades orgânicas;

  g)    Promover a conceção, desenvolvimento e acompanhamento das campanhas de comunicação e imagem multicanal de suporte às iniciativas desenvolvidas pelo município;

  h)    Dinamizar a disponibilização de canais alternativos de atendimento ao cidadão, em colaboração com o DGO, contribuindo para a sua permanente otimização, tendo em conta critérios de inovação, acessibilidade, usabilidade e comodidade, com vista à melhoria da eficiência dos serviços e ao aumento da satisfação dos cidadãos;

  i)    Coordenar todas as iniciativas de comunicação interna desenvolvidas ao nível das várias unidades orgânicas, promovendo um sistema que permita captar ideias inovadoras junto dos colaboradores com vista à melhoria contínua;

  j)    Assegurar a gestão de conteúdos e marketing digital nas plataformas do município e naquelas em que esta marca presença, designadamente intranet e internet e redes sociais, potenciando a sua permanente atualidade e modernidade;

  k)    Desenvolver estratégias de marketing, direto e digital, promover a ativação de marcas e análise de tendências, em articulação com as unidades orgânicas promotoras de eventos;

  l)    Garantir a produção e partilha regular de conteúdos de carácter informativo e promocional que visem disseminar a atividade e deliberações dos órgãos e serviços municipais, os valores históricos e culturais do concelho, as perspetivas de desenvolvimento e demais informação relevante para o município, privilegiando o recurso a sistemas automatizados e interativos;

  m)    Estabelecer relações de colaboração e intercâmbio informativo com os meios de comunicação social em geral, e em especial com os de expressão regional e local, procedendo à recolha e análise de trabalhos jornalísticos ou artigos de opinião publicados sobre o concelho e a atuação dos órgãos e serviços municipais, bem como à divulgação de notícias, em articulação com o GAP;

  n)    Promover estudos e sondagens de opinião, visando a criação de um sistema de avaliação contínua das expectativas e satisfação dos públicos, em estreita articulação com a área da Qualidade e Modernização Administrativa do DGO;

  o)    Proceder à gestão da comunicação urbana, disponibilizar publicidade municipal na rede municipal de suportes, bem como executar os planos de ocupação dos espaços que sejam propriedade municipal ou que lhe estejam, a qualquer título, cedidos;

  p)    Assegurar o registo audiovisual e fotográfico de ações promovidas pelo município, bem como manter um banco de imagem fotográfico e audiovisual, em articulação com o Serviço de Arquivo Municipal;

  q)    Gerir e manter o equipamento audiovisual e promocional de suporte à sua atividade, assegurando o planeamento, registo sistemático e controlo da cedência;

  r)    Garantir o acompanhamento e monitorização online do índice de transparência municipal, assegurando a articulação com todas as unidades orgânicas responsáveis pela disponibilização da informação.

2    — Para a prossecução da sua missão, compete ainda ao GC através dos seus Núcleos, nomeadamente as seguintes funções:

  2.1    — Núcleo de Criatividade (NC):

    a)    Trabalhar a área de conceito, imagem e design do município, contribuindo para a implementação da estratégia global de comunicação e marketing;

    b)    Acompanhar a gestão da marca Oeiras, da imagem e da comunicação gráfica do município;

    c)    Desenvolver conceitos de comunicação fortes e criativos, assegurando design gráfico, de produto e editorial;

    d)    Apresentar propostas criativas, em articulação com as demais unidades orgânicas, contribuindo para a criação de marcas, produtos, logótipos e comunicação integrada;

    e)    Gerir a componente editorial das publicações municipais;

    f)    Assegurar o branding municipal, trabalhando a identidade corporativa com base nos valores culturais do município, definindo a imagética global;

    g)    Desenvolver propostas de copy e paginação;

    h)    Estudar e apresentar propostas de sinalética por usos funcionais, tipificando e normalizando a identificação dos espaços municipais em respeito pela identidade corporativa, cabendo-lhe ainda dar parecer a projetos internos e externos desenvolvidos por outras unidades orgânicas sobre este tema;

    i)    Definir e apresentar campanhas publicitárias;

    j)    Criar conceitos fotográficos de suporte à atividade multicanal;

    k)    Garantir o registo, produção e pós-produção de produtos vídeo multimédia;

    l)    Promover a integração de som e audiovisual na produção digital multimédia, design gráfico em movimento e criação de histórias em torno dos conteúdos;

    m)    Promover a resolução prática e criativa de problemas, através de processos e instrumentos de Design Thinking, com base na compreensão das necessidades, emoções, aspirações e capa- cidades dos seus destinatários.

  2.2    — Núcleo de Marketing Digital (NMD):
    a)    Operacionalizar a estratégia de marketing global e digital do município, assegurando o planeamento e posicionamento da marca na rede global;

    b)    Conceber, planear e editar conteúdos editoriais online que promovam a marca Oeiras;

    c)    Coordenação do marketing em todas as plataformas digitais;

    d)    Desenvolvimento, operacionalização e avaliação de planos de marketing de conteúdos e histórias multicanal;

    e)    Promover o Webmastering e gestão do portal institucional e oficial do município;

    f)    Uso de conteúdos, designadamente, infografias, com vista à dinamização do município nas redes sociais;

    g)    Criar websites responsivos e campanhas digitais nas redes sociais;

    h)    Acompanhar o mercado, posicionamento das marcas e análise da concorrência;

    i)    Utilizar CMS (Content Management System) que permita criar, editar, publicar e distribuir conteúdos e definir estratégias eficazes de pesquisa e posicionamento orgânico ou SEO (Search Engine Marketing) e avaliação de métricas para análise de resultados;

    j)    Gerir a plataforma de e-mail de marketing do município.

  2.3    — Núcleo de Produção (NP):

    a)    Operacionalizar os projetos de comunicação do município, assegurando o planeamento, execução e avaliação dos projetos, em articulação com as necessidades das unidades orgânicas;

    b)    Coordenação dos projetos de comunicação, assegurando a definição de planos de meios;

    c)    Consulta ao mercado, instrução e validação dos procedimentos pré-contratuais de aquisição de serviços, em articulação com a DCP;

    d)    Acompanhar a impressão e distribuição das publicações municipais e demais suportes de comunicação offline;

    e)    Propor a operacionalizar a aquisição de merchandising;

    f)    Assegurar o acompanhamento dos projetos de implementação de stands e expositores, sinalética, decoração de viaturas e montras;

    g)    Planear e gerir a rede de outdoors, muppis e telas do município, assegurando a sua per- manente atualidade e qualidade;

    h)    Assegurar a gestão do equipamento de suporte à atividade de promoção genérica da marca, mantendo um rigoroso planeamento e controlo da cedência, recolha e acondicionamento.

   — O responsável do GC é equiparado, para todos os efeitos, a Chefe de Divisão.